Perguntas Frequentes
O que é o Cartão Bom?

É um cartão refeição, funciona como meio de pagamento ao portador, pré-pago e recarregável. O cartão, depois de carregado, representa um valor monetário ao portador, pelo que o seu uso é da inteira responsabilidade deste.


Onde posso utilizar o Cartão Bom?

Pode ser utilizado na compra de qualquer produto nas lojas Pingo Doce e nos seus espaços de refeição (Bom Apetite, Café e Bolos, Cafetaria, Restaurantes e Refeições Sítio do Costume). Não é válido nas lojas Code, Spot nem BemEstar. Permite ao seu portador utilizar o saldo total ou parcialmente e como meio complementar de pagamento.


O Cartão Bom é transmissível?

Como se trata de pagamento de subsídio de refeição do colaborador, não é transmissível, pelo que por questões de segurança e protecção do saldo recomendamos que o colaborador faça o registo imediato assim que o receba em www.cartaobom.pt.


O Cartão Bom pode ser personalizado com o nome do colaborador ou imagem da empresa?
De momento não temos a opção de personalização disponível.

É possível recarregar o cartão?

Sim. Apenas as empresas poderão recarregar o cartão acedendo a www.cartaobom.pt e submetendo um novo pedido de carregamento.


Pode um Colaborador usar um Cartão Bom e um outro meio de pagamento, numa mesma compra?

Sim, pode. Basta, para isso, informar a operadora de caixa no acto de compra.


Quais as vantagens do Cartão Bom?

O pagamento do subsídio de refeição através do Cartão Bom dá vantagens tanto para a empresa, como para o portador.

Vantagens para a empresa:

  • Dá desconto imediato de 1%. Sendo que o desconto pode variar entre 1 a 3% (para mais informações consulte a questão seguinte).
  • Benefícios fiscais na TSU.
  • É isento de qualquer custo ou comissão.
  • Processo de encomenda e pedidos de (re)carregamento simples, feitos através do site www.cartaobom.pt.
  • Entrega dos cartões solicitados na morada indicada sem qualquer custo acrescido, até 4 dias úteis após a receção da encomenda.
  • Recarregamentos até 2 dias úteis, após confirmação do pagamento.

 

Vantagens para o portador do Cartão Bom:

  • +1% em Cartão Poupa Mais sobre o valor carregado no Cartão Bom mensalmente, ao associar o Cartão Poupa Mais no site www.cartaobom.pt.
  • Benefícios fiscais na TSU e IRS.
  • O Cartão Bom tem a validade de 12 meses, sendo que sempre que é recarregado a validade do saldo é prolongada por igual período a partir da data do último recarregamento.
  • Facilita o pagamento, não necessitando de se identificar ou assinar qualquer documento.
  • Desde que o Cartão Bom esteja registado pelo colaborador em www.cartaobom.pt. pode ser consultado o saldo e os movimentos e bloquear o cartão em caso de roubo, perda ou extravio. Poderá também ser consultado o saldo e bloquear ou desbloquear o cartão através da linha de Serviço de Apoio ao Cliente 210114411 ou 808 204545 (custo equivalente a uma chamada local).

 Quais os descontos que o Cartão Bom dá?

A empresa tem desconto imediato de 1%, e se caso atinja no período de um ano o volume de compras de 200.000€ será atribuído retroactivamente um desconto de 3%. Adicionalmente, caso o colaborador faça o registo do seu Cartão Bom no site e associe este Cartão ao seu Cartão Poupa Mais, será carregado no seu Cartão Poupa Mais 1% do valor carregado pela empresa no seu Cartão Bom.


O valor carregado no Cartão Bom tem validade?
O saldo do cartão tem validade de 12 meses a contar da data do último (re)carregamento. O cartão é cancelado se durante 3 anos não tiver qualquer transacção.

O pagamento do subsídio de alimentação através do Cartão Bom tem benefícios fiscais?

O pagamento do subsídio de alimentação dos colaboradores das empresas através do Cartão Bom, que é um cartão refeição, poderá ter benefícios fiscais que se enquadram na proposta de alteração 509C, à proposta de lei nº 103/XII de 2012, que define que o subsídio de alimentação, quando pago sob a forma de vale de refeição, obtém um benefício fiscal. Existem duas formas de atribuição do subsídio de alimentação com condições fiscais distintas:

- Atribuição com o vencimento, onde não existe tributação de Taxa Social Única (TSU) até ao limite equivalente a 100% do valor do subsídio de alimentação da função pública (actualmente em 4,77€).

- Atribuição em vale de refeição, como é o caso do Cartão Bom, onde não existe tributação de TSU até ao limite equivalente a 160% do valor do subsídio de alimentação da função pública (actualmente equivalente a 7,63€).


Como posso associar o meu cartão Poupa Mais ao Cartão Bom?

Ao registar o seu Cartão Bom neste site, para além de poder consultar o saldo disponível, poderá associar o seu cartão Poupa Mais e beneficar de vantagens exclusivas. Desta forma irá beneficiar de +1% em cartão Poupa Mais sobre o valor carregado no Cartão Bom mensalmente. Para tal, basta consultar a área pessoal e associar o número do seu cartão Poupa Mais.


O saldo do Cartão Bom pode ser convertido em numerário?
O saldo do Cartão Bom não pode ser convertido em dinheiro e não confere direito a reembolso em numerário ou qualquer outro meio de pagamento.

Como posso consultar o saldo em cartão?

O saldo pode ser consultado, se o Cartão Bom foi previamente registado, através do site, ou então contactando o apoio ao cliente do Pingo Doce ou em qualquer loja onde é válido, mediante apresentação do cartão.


Como posso ter acesso ao extrato dos movimentos do cartão?

Após registo no site www.cartaobom.pt, pode consultar o extrato dos movimentos do Cartão acedendo à área pessoal.


É necessário apresentar alguma identificação ou inserir PIN para utilizar o saldo do cartão?

Não. O portador apenas tem que apresentar o Cartão Bom nas lojas onde é aceite, não necessitando, por isso, de se identificar ou de assinar qualquer documento.


Como proceder em caso de perda, roubo ou extravio do Cartão Bom? E solicitar a emissão de 2ª via?

O pedido de bloqueio do cartão pode ser feito pelo colaborador, através da conta pessoal no site ww.cartaobom.pt, contactando o Apoio ao Cliente do Pingo Doce ou pela empresa que solicitou o cartão. A 2ª via só pode ser solicitada pela empresa que solicitou o cartão.


Como posso adquirir o Cartão Bom?

O Cartão Bom poderá ser adquirido através do registo e pedido da empresa. Caso pretenda obter mais informações comerciais contacte-nos através do 217 532 192.


Como posso fazer encomenda do Cartão Bom?
As encomendas do Cartão Bom são feitas exclusivamente pelas empresas previamente registadas no site www.cartaobom.pt. O Cartão Bom não pode ser adquirido nos estabelecimentos onde é aceite.

Como ativo e carrego o Cartão Bom?

O Cartão Bom é activado com o primeiro carregamento e é recarregável sempre que a empresa solicite. O pedido de carregamento do cartão é realizado pela empresa, através do site www.cartaobom.pt. Após a submissão do pedido e o pagamento realizado, os cartões são carregados.


A empresa pode ter acesso aos dados pessoais dos seus colaboradores registados no site www.cartaobom.pt?

Quando um colaborador se regista no site a empresa não tem acesso aos dados pessoais.


Qual o processo de encomenda?

O processo de encomenda é bastante simples, deverão ser seguidos os seguintes passos:

  1. Registe a sua empresa no site www.cartaobom.pt, preenchendo todos os dados solicitados.
  2. Adicione o(s) interlocutore(s) da empresa, que serão o contacto entre a empresa e o Pingo Doce.
  3. Deverá receber uma mensagem de aceitação de registo.
  4. O(s) interlocutore(s) registado(s) poderá (ão), após o registo, solicitar os cartões pretendidos, através de formulário de “pedido de cartões”.
  5. É enviado um ficheiro com listagem, com a numeração dos números de cartões atribuidos e os cartões serem enviados para a morada da empresa.
  6. Após receber a listagem da numeração atribuida deverá exportar “lista de cartões” e carregar com o valor solicitado para cada cartão, guardar e submeter “pedido de carregamento”.
  7. Receberá informação com o valor a pagar, já deduzido do desconto aplicado.
  8. Efetuar pagamento por transferência bancária de acordo com as coordenadada bancárias indicadas.
  9. Anexar comprovativo de pagamento.

Posso carregar vários Cartões com valores diferentes?
Cada cartão pode ter um valor diferente. A empresa faz a escolha do valor a carregar em cada cartão.

Como devo proceder ao pagamento?

Os pedidos de novos cartões e/ou recarregamento só serão processados após confirmação de boa cobrança do pagamento, que deve ser feito por transferência bancária, com as seguintes coordenadas:

Destinatário: Pingo Doce – Distribuição Alimentar, S.A.

Banco – BPI - Lisboa

NIB - 0010 0000 30474250019 18

IBAN -  PT50 0010 0000 3047 4250 0191 8

SWIFT / BIC - BBPIPTPL


Como enviar o comprovativo de pagamento?
Deverá proceder ao download do comprovativo do pagamento de forma a carregar o mesmo no site www.cartaobom.pt.

Sendo interlocutor de uma empresa e se for utilizador de um Cartão Bom posso utilizar a mesma conta?
Não é possível utilizar o mesmo email em registos diferentes, pelo que o registo do seu Cartão Bom tem de ser feito com outro email que não o profissional. Para mais informações consulte a linha de Serviço de Apoio ao Cliente 210114411 ou 808204545 (custo equivalente a uma chamada local).

Onde posso consultar os termos e condições de utilização do Cartão Bom?

Pode consultar e descarregar os termos e condições de utilização do Cartão Bom aqui.


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